O muleque que sabia demais

Michael Penniman – nosso querido Mika, de 27 anos – lançou em setembro de 2009, o seu segundo álbum “The Boy Who Knew Too Much”, sucessor do incrível “Life in Cartoon Motion”. Com uma sonoridade um tanto quanto parecida com o primeiro, esse lançamento segue com um estilo à la cartoon, mas com uma superioridade surpreendente. Isso já se nota com os primeiros singles do álbum: “We Are Golden”, “Blame It on the Girls” e “Rain”.

Além disso, com esses novos vídeos, percebemos que Mika aprendeu direitinho como lidar com sua imagem, já que só no primeiro clipe, ele já aparece sem camisa durante o vídeo. E para a divulgação desse álbum, que originalmente teria o mesmo nome que o lead-single, o mais cotado a sucessor de Freddie Mercury prometeu via seu twitter oficial que faria, sim, shows no Brasil, e cumpriu: em novembro do ano passado, veio ao festival Planeta Terra.

A capa do álbum, assim como do primeiro, foi desenhada pela irmã de Mika, Sophie Blackall, e é inspirada dos livros de crianças das décadas de 40 a 70. Além disso, suas músicas também seguem esse estilo. O próprio Mika classificou seus agudos nesse disco como “fantasias góticas Tim Burton-escas”, em contraste com o primeiro álbum que continha “contos de fada inocentes”.

Para ler a crítica faixa-a-faixa, e ver os clipes dos singles do álbum, clique em “Continue lendo…”

Então vamos ao que interessa, a crítica faixa-a-faixa.

We Are Golden
Já conhecida porque foi tocada em julho pela primeira vez. É uma música que só cresce. Os agudos de Mika pra varias estão perfeitos. Muito piano e um coral maravilhoso contribuem para que essa música seja sem sombra de dúvida uma das melhores do álbum e a mais indicada para abri-lo. E o mais bacana é que essa realmente parece inédita e diferente do que as faixas do CD anterior. Já te dá uma boa impressão do que o CD vai trazer. Quando você pensa que não tem mais como crescer, vem o coral e te prova o contrário. Mika havia divulgado um vídeo sobre a produção dessa faixa em que ele diz que é o mesmo coral que fez “Like a Prayer”, da Madonna.
Nota 10.

Blame It on the Girls
O piano marca o início da música, que é excelente, e foi uma brilhante escolha para segundo single. O refrão é viciante e dá vontade de deixar a faixa no repeat. A “bridge” é arrepiante com os vocais da baterista de Mika. Brilhante.
Nota 10.

Rain
Uma música que começa bem singela, com uma simples marcação e a voz de Mika. Outra que Mika divulgou um vídeo sobre a produção. Com o passar da faixa você vai percebendo que tem o potencial de crescer e crescer, até que chega o refrão, que pode chegar a arrepiar. Uma composição de várias faixas de vocal com um instrumental beeem europop. Dá vontade de não parar de cantar, apesar de nunca conseguirmos alcançar as notas do refrão. Rs. A bridge também é emocionante. Tem o potencial de um lead-single – papel que “We Are Golden” fez muito bem. Nos refrões do final, a voz de Mika dá a impressão de se incorporar ao instrumental dando um resultado fascinante.
Nota 10.

Dr. John
Essa faixa lembra muito “Billy Brown” do primeiro álbum. Um pianinho muito simpático e diversos vocais de Mika marcam essa faixa. É uma música simpática. E só. Não faz parte das melhores do CD.
Nota 7.

I See You
Uma balada que já começa com um piano emocionante e já dá a impressão de que promete. A voz impecável de Mika se junta com um segundo vocal, também dele para acompanhar. Música típica de um musical da Disney, mas não menos diferente. Emocionante. A partir do segundo refrão entra uma batida muito boa. Uma melodia bem triste e um instrumental tocante marcam essa música. Em alguns momentos lembra as músicas da Lara Fabian.
Nota 9,5.

Blue Eyes
Já é marcada por uma batida bem tropical à la “La Bella Luna”, dos Paralamas do Sucesso (ainda não é a música que eu queria lembrar, mas foi o que deu). Uma batida bem jamaicana. É uma música bacana, mas que cansa com o passar do tempo. Mas é curtíssima.
Nota 7.

Good Gone Girl
Essa caberia facilmente no primeiro álbum. É uma composição bem simples. O piano, sempre presente, e uma bateria são os principais instrumentos da música. Uma delícia de música que dá vontade de dançar e você pelo menos bate o pé.
Nota 8.

Touches You
Mais piano. Pelo menos você percebe uma unidade no álbum, sem deixá-lo parecendo que é a mesma música tocando 12 vezes. O coral da primeira música volta para acompanhar Mika no refrão. Dando uma ideia de uma música mais cheia. Excelentemente produzida. Não deixa a impressão de que faltou alguma coisa e muito menos que sobrou. Os agudos de Mika, como sempre, couberam muito bem na música.
Nota 9.

By the Time
Eu particularmente não gostei da música. Uma tentativa de mais uma balada no álbum que não deu muito certo. A música não é ruim, mas não me agradou. É uma música triste. Talvez seja por isso que não curti muito.
Nota 6.

One Foot Boy
Simpática a princípio, a faixa começa com uma melodia que lembra “Big Girl (You Are Beautiful)”, do primeiro CD dele. A música vai crescendo aos poucos. Super gostosa, dá vontade de, no mínimo, bater o pé – novamente. É uma música boa. Apenas.
Nota 7.

Toy Boy
O início é totalmente saído da trilha sonora de algum desenho da Disney. A voz de Mika até parece que também foi retirada de desenhos. Simpática. Com o passar da faixa, as vozes vão se multiplicando. As vezes começa a bater  um soninho, sabe?
Nota 6.

Pick Up Off the Floor
A primeira lembrança que tive, com os violinos no início, foi de “The Right Man”, da Christina Aguilera – do álbum Back to Basics. Mas depois um estilo mais cabaret é revelado. Todo trabalhado no falsete, Mika entrega uma faixa muito gostosa. Vai crescendo e se tornando mais emocionante. Muito boa.
Nota 8.

Lover Boy
As primeiras notas de piano parecem saídas de um filme de Charlie Chaplin. Super musical, feliz, animada, simpática. Muito boa também.
Nota 8.

“We Are Golden”

“Blame It On The Girls”

“Rain”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s