SKA? O que ele come?

Todo mundo já ouviu Ska algum dia mas não sabia que era isso que estavam escutando. Sim, Ska é um estilo musical jamaicano se desenvolveu entre o final dos anos 50 e o início dos anos 60. Combinando elementos do calypso e do mento com o jazz e o rhythm and blues norte-americano, foi um precursor na Jamaica do rocksteady e mais tarde do reggae.

Pra você que leu e não entendeu nada, ou simplesmente se assustou com as palavras acima citadas, vai uma explicação:

Não, galera. O ‘Calypso’ que estamos falando aqui não é aquela deusa, muito menos a banda da Joelma. ‘Calypso’ é um estilo musical afro-caribenho que influenciou o Reggae (muitos dizem que ele que foi influenciado pelo reggae, mas isso fica para a história contar).

Jazz e Blues todo mundo sabe o que é, mas o que diabos significa o Rythm and Blues? Conhecido pela sigla R&B, foi criado pela revista Billboard para discos de artistas negros destinado ao publico negro, substituindo o termo ‘race records’. Basicamente, R&B são os estilos criados por músicos negros urbanos desde os anos 40. (Entre os artistas oldies de R&B que podemos citar grandes nomes como Bill Haley, Chuck Berry, Buddy Holly, Jerry Lee Lewis e Little Richard, entre outros).

Sim, e o que o SKA tem a ver com isso?

Tem muito a ver! O Ska, na verdade, é uma mistura de todos esses estilos citados aí em cima e um pouco mais! E quer ver como essa mistureba é boa? Clique em Leia Mais!

Especialistas em música tipicamente dividem a história do Ska em três levas. A popularidade do estilo expandiu-se bastante desde o seu surgimento, e foi revivido na Inglaterra nos anos 80 (conhecido como “Era Two-Tone”) e novamente durante os anos 90 (chamado de “Terceira Onda de Ska“).

Na primeira leva estavam os Skatalites. Os caras gravaram seu primeiro LP (pra voce ver como é velhinho) ‘Ska Authentic’ e fizeram uma turnê pela Jamaica, sendo conhecidos como os criadores do estilo. Até hoje são reconhecidos como tal, e ainda fazem sucesso, tendo vários tributos – tanto na internet quanto fora dela.

Depois dos Skatalites, cada vez mais bandas surgiam no estilo Ska: The Wailers, Melodians, Culture Club, Boy George, Madness (foto ao lado), entre outros (os três últimos sendo da Era Two–Tone).

Claro, os anos foram se passando e o Ska foi tomando novos rumos. Assim como o Rock, ele foi se segmentando, e foi aí que surgiu o ‘Ska-Core’ nos anos 90, o estilo musical de várias bandas conhecidas por nós – e que, até agora, não sabíamos distinguir seu estilo musical. Entre esses artistas estão o Catch 22, Go Jimmy Go, Goldfinger, Lily Allen, Less Than Jake e No Doubt.

O Quê? Lily Allen e Gwen Stefani são do SKA?

Exatamente! Para aqueles que mal conseguiam definir o estilo das duas e achavam que era um popzinho meio estranho, estão totalmente enganados! Esse estilo tem nome, e ele tem ancestrais.

Lembra da banda Madness da Era Two Tone acima citada? Pois é! A banda ‘No Doubt’ (onde a Gwen Stefani é a vocalista) começou em 1987 sendo cover dessa banda inglesa.

Depois do sucesso do seu terceiro álbum “Tragic Kingdom” em 1995, No Doubt deslanchou e foi fazendo sucesso até hoje. Quem nunca ouviu, dançou ou cantarolou “Sunday Morning”, “Ex–Girlfriend”, “Just A Girl” e o clássico “Don’t Speak”?

 Entre as influências de Lily Allen, está o The Specials, outra banda da segunda era de Ska. Lily, sendo bem nova no ramo do Ska, agora já ousa mais em seu estilo. Já mistura o Ska com o Pop e o Hyphy.

Veja abaixo os vídeos de “Just a Girl” do No Doubt e “Smile” de Lily Allen.

Quer saber mais?

SKATALITES
LILY ALLEN MUSIC
GWEN STEFANI
NO DOUBT
SKA (Wikipedia)

Anúncios

2 pensamentos sobre “SKA? O que ele come?

  1. nossa, gwen e lilly? nunca imaginei, rs. sempre achei que Gwen era uma coisa meio wannabe-punk que se rendeu ao pop comercial entalado com Hip Hop, mesmo, rs.

    E Lilly, como vc msmo escreveu, achava q era apenas um “popzinho meio estranho”, kkkkkkkkkk.

  2. nossa, gwen e lilly? nunca imaginei, rs. sempre achei que Gwen era uma coisa meio wannabe-punk que se rendeu ao pop comercial entalado com Hip Hop, mesmo, rs.

    E Lilly, como vc msmo escreveu, achava q era apenas um “popzinho meio estranho”, kkkkkkkkkk. [2]

    aUHAiahauihaiahaIHAuia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s